sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concepção fenomenológica da Educação

Segue o link para o texto "Concepção fenomenológica da Educação" de Antonio Muniz de Rezende. Disponibilizo o texto na internet porque ele está esgotado.

http://www.4shared.com/document/ZIxjPspI/Concepo_Fenomenolgica_da_Educa.html

Transcrevo o texto de Augusto Novaski que aparece no livro à guisa de apresentação.

"Este livro do Prof. Antonio Muniz de Rezende é o resultado de um longo percurso acadêmico. [...]

Abeberando-se nas obras originais de Husserl, de Heidegger e de Merleau-Ponty, entra em contato pessoal com fenomenólogos do porte de Paul Ricoeur, Jean Ladrière, Alphonse De Waelhens, filósofos cuja influência vai ser decisiva no encaminhamento que dará ao seu estilo filosófico [...]

Sua atenção concentra-se mais em Merleau-Ponty. A estrutura do comportamento - obra clássica desse filósofo no que tange à crítica aos fundamentos epistemológicos da Psicologia, do ponto de vista fenomenológico - parece-lhe a chave para de um lado aprofundar sesu estudos em Psicologia, e de outro fazer avançar a reflexão fenomenológica além de Merleau-Ponty. [...]

Agora sua pesquisa debruça-se sobre o fenômeno da Educação, [...] sobre as contribuições que a Fenomenologia pode e deve trazer para o esclarecimento da Educação e para o compromisso que a filosofia deve ter para com ela. [...]

O Prof. Rezende hoje não se diz fenomenólogo. Quero crer que a fenomenologia foi e é um estilo de pensar e de viver que o levou a ser um filósofo, um grande amante da sabedoria".

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